quinta-feira, 26 de abril de 2012


Oficina de capacitação para professores da rede pública

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira e da Fundação Roberto Marinho, convida todos os professores da rede estadual de ensino a participar da Oficina de Capacitação: Prêmio Jovem Cientista. O evento ocorre nos dias 22 e 23 de maio de 2012, no IAT.
Prêmio - Em sua XXVI edição, o Prêmio tem como objetivo estimular os estudantes, professores e pesquisadores a proporem soluções, por meio do esporte, que promovam a inclusão social, a saúde, o bem-estar e o aprimoramento da infraestrutura e das técnicas necessárias para a prática de exercícios físicos.
Será ofertada uma oficina para orientar os professores baianos no uso de material pedagógico de apoio aos professores do Ensino Médio e na formulação de idéias inovadoras para tratar o tema Inovação Tecnológica nos Esportes junto à comunidade escolar. Serão 40 vagas por dia, sendo 10 para a capital e 30 para o interior do Estado.
Os professores receberão os kits pedagógicos em nome de suas instituições de ensino. O kit Inovação Tecnológica nos Esportes contém caderno de conteúdo para o professor; seis sugestões de roteiros de aula e 12 fichas de atividades para estimular os alunos no desenvolvimento de projetos para o Prêmio.
Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC foi instituído pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 1981. Nesses 31 anos, o PJC teve mais de 17 mil trabalhos inscritos; premiou 167 estudantes e pesquisadores, concedendo o mesmo número de bolsas de estudos. Mobiliza anualmente 25 mil escolas do Ensino Médio e envolve mais de 3 mil instituições de pesquisa e ensino da ciência em seu processo de divulgação. Na edição passada, recebeu 2.321 trabalhos de pesquisa, sendo 1.967 de estudantes do Ensino Médio. 

terça-feira, 24 de abril de 2012



A partir deste ano, educadores e estudantes das escolas estaduais baianas contam com o apoio de um novo projeto da Secretaria da Educação do Estado da Bahia para estabelecer uma gestão pedagógica de excelência e promover a igualdade no acesso ao conhecimento. Trata-se do Projeto de Monitoramento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip), que abrange 100% das unidades escolares e envolve diretamente toda a estrutura da Secretaria da Educação: o órgão sede, em Salvador; as Diretorias Regionais de Educação (Direc) e todas as unidades escolares da rede.

Com a missão de fortalecer está ação o Instituto Anísio Teixeira através do Núcleo Tecnologia Educacional NTE-15 promoveu um encontro com técnicos em 19/03/2012 com objetivo de:
  • Dar suporte ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA/Moodle do PAIP, com ações conjuntas de otimização, customização, design instrucional e suporte tecnológico;
  • Contribuir para a qualificação da equipe técnica dos NUPAIP Central, NUPAIP Regional e consultores do PAIP, para utilização do AVA/Moodle, como interface de comunicação, construção, desenvolvimento e acompanhamento do PAIP
NTE 15 em ação - Técnicos/Cursistas











Para saber mais sobre o PAIP clique aqui.

Coordenação: Ari Xavier e Denise Borges
Professora responsável: Rita Brandão


NTE 15 - Realiza Curso de Formação Continuada
O que é
Ação estruturante da Secretaria da Educação da Bahia que objetiva estimular a prática científica através da interdisciplinaridade entre as Ciências e o protagonismo dos estudantes. É caracterizada por um espaço de mostra de experiências e projetos de Ciências de estudantes orientados por docentes para estimular o ensino-aprendizagem das Ciências na Educação Básica e valorizar as melhores iniciativas nesse âmbito, assim como socializar estadualmente os esforços de cada escola.
 Objetivos
  • Ofertar curso de Formação de professores para a Prática da Iniciação Científica na Educação Básica;
  • Popularizar e democratizar o acesso às Ciências;
  • Sensibilizar a comunidade escolar para o ensino das Ciências com a metodologia experimental;
  • Estimular a cooperação para o fortalecimento de uma rede de pesquisadores juniores e seus orientadores.
 Operacionalização
O projeto está estruturado em três etapas incluindo a formação continuada de professores, realização de feiras escolares e a culminância com a realização da Feira de Ciências Estadual, no mês de outubro, atrelada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia;
Foram ofertadas 520 vagas sendo: 420 para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual, em efetiva regência de classe, e 100 vagas para professores da rede municipal;
O curso tem a carga horária de 200h e acontece no período de 13/04/2012 a 27/07/2012 sendo realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA intercalado com momentos presencias no NTE 15 e videoconferências no IAT - Instituto Anísio Teixeira.
 Público-alvo
Estudantes e Professores do 6º ao 9º anos do ensino fundamental, do ensino médio e do ensino técnico profissionalizante.
 Como aderir
1 - Inscrição no Curso de Formação; 
2 - Realização de uma Feira na Unidade Escolar no mês de agosto;
3 - Submissão dos projetos destaque ao IAT durante o mês de agosto e atendendo a critérios definidos em Chamada Pública a ser divulgado no site no IAT em abril;
Obs.: Qualquer escola pode submeter projetos para participação na Feira Estadual devendo apenas atentar aos critérios da Chamada Pública citada no item anterior.

Equipe responsável NTE 15
Coordenação Ari Xavier e Denise Borges
Professora responsável Rosana Tourinho
Equipe responsável
Diretoria de Formação e Experimentação Educacional - DIRFE
Coordenação do Programa
Professor(a) Rogério Lima de Jesus    
E-mail: rogerlima.iat@gmail.com
Telefone: (71) 3116-9069